06 julho 2010

HÃ?????

Realmente como diz minha mamis: a ignorância é atrevida! E eu acrescento: demais!!!!
Por isto publico para mim mesma o comentário feito por minha querida irmã psicóloga, que está exportada para a França ha alguns anos!
Comentário de Lu :
"Teria tantas coisas a dizer sobre o que sinto de vc e dos teus ultimos posts, mas tudo não cabe em poucas linhas, então tentarei resumir: imagino que deve ter te tocado e chocado (eu ficaria) ouvir alguém dizer que não acredita muito "nessas coisas", falando de depressão, o que não é equivalente a dizer que não acredita em Deus ou em disco voador...negar uma doença que é visivel nas atividades cerebrais, é negar toda a pesquisa médica e descobertas da ciência, é negar o ser humano! Surpreende sim, mas é claro que a questão não é essa, é mais facil dizer que não acredita para não precisar falar exatamente o que pensa (se é que sabe algo sobre o assunto!) Porque se pensa, nem sabe porque, nunca se perguntou se o que pensa pensar vinha de si ou do exterior. Mas muitas vezes é mais uma forma de dissimular uma total ignorância, ou também uma forma de manter-se à distância, como rejeição, como superstição, com medo de serem contaminados?! Cruz credo! Deus me guarde!!!

Ai, so rindo mesmo!
Quanto aos que dizem que vc deveria parar de falar no assunto, eles deveriam se questionar, procurar saber o que realmente incomoda, e serem muito honestos consigo mesmos, pois terão que assumir a possibildade de encontrar, entre outros, a inveja e o preconceito como resposta. E deveriam além disso, se questionar sobre a amizade, a empatia, o respeito e a tolerância, e suas incompatibilidades com o fato de pedir para alguém parar se ser o que é, de fazer o que sente, e fingir que uma parte de sua vida não existiu e continua a não existir. Deveriam abrir os olhos ao invés de quererem fechar os ouvidos!
As representações sociais passam pela linguagem e devem ser transmitidas para existir, para mudar... então, continue a falar, contar, desabafar, o seu blog e o site de vcs são vetores de informação e comunicação, e dessa maneira contribuem à transmissão de novas representações sociais, e é assim que as idéias evoluem, lentamente, mas sempre em frente!"

7 comentários:

Cris Ferreira disse...

Para alguns depressão é frescurite ou fraqueza.
Para mim é algo sério, onde muitas descobertas ainda serão feitas.
A maneira como lido com ela é usar o meu senso de humor,o que leva algumas pessoas a pensarem que a minha depressão é uma mera frescura.
Realmente a ignorância é atrevida e além disso prefere ver uma lágrima a ver um sorriso.
E torço para que um dia tudo isso passe.

Tê Barretto disse...

Lys, minha flor! Lindo o seu blog com sua foto - a coragem quando vem...
Vou a Sampa até quinta. Te mando mail pra gente ver se desta vez dá pra um café! Beijo grande.

Ana Maria Saad disse...

cris,
é interessante viu, a coisa do bom humor! a maioria dos depressivos que conheço tem um senso de humor incrivel! e aí os normaloides realmente devem achar que depressão é frescura, pq eles sofrem da falta do riso, ficam tao preocupadinhos em nascer e morrer, tao envoltos com bobagens da vidinha cotidiana que nao sobra um momento para rir. ta aí uma coisa boa da depressão pra mim e acho que pra vc tb: o senso de humor! e passa sim cris, tudo passa! vamos que vamos!

Ana Maria Saad disse...

dona jardineira!!!
sempre passo la pelo seu jardim,mas vc andou um tempo afastada né!
te me mande email sim!!! quero mto te ver!!!!

bjoka

Marisa Monforte disse...

Olá Ana! Tem coisas que a gente não consegue explicar, aliás, muitas, mas o fato é que lembrei de vc! Então, aproveito para deixar o meu carinho cheio de tudo o que gosto: borboletas, chocolates, Paris e sol, muito sol! Fique com Deus, minha linda!
Marisa Monforte

Ana Maria Saad disse...

ah marisa!
a gente se conectou pq tb lembrei de vc!!!!
"do nada"
bjoka

Methamorfo disse...

Sabe que nem dói mais tanto assim comentários de quem não compreende nem o curso de sua própria vida?! Ai, que horror, mas vou ter que resgatar "a união faz a força" pq já tô por aki pela net a um tempão hj e acabou a inspiração, mas vc é demais viu, me conectou com um montão de gente boa, inteligente, alto-astral... Tô engatinhando nessa coisa de blog mas "quando crescer" quero ser como você. Inveja boa. To curtindo muito esse conhecimento alheio e esse auto-conhecimento. O que seria de mim se vc não surgisse em minha vida????!!! Bjo mais que carinhoso, querida!