12 junho 2010

CADA UM É RESPONSÁVEL POR SI!

"Não tenho nada a ver com a encarnação dos outros", oh que horror, que egoísta alguem dizer isto! Mas para mim é a pura verdade.
Talvez a frase seja muito crua e assim assuste um pouco. É que culturalmente, as religiões principalmente, sempre pregaram que ser bom é cuidar do outro e que quem não faz isto queima no fogo do inferno. Sempre nos encheram de culpa... A culpa cristã e suas amigas.
Mas na prática é tão mais simples, eficiente e eficaz quando cada qual cuida de si com carinho e atenção, porque assim já se está cuidando do outro!
Agora se eu me ocupo da vida do outro não posso cuidar de mim com a devida atenção, acabo por atrapalhar o outro, porque ele sabe dele melhor que eu, já que seu mundo não me pertence, consequentemente eu gero desequílibrio na minha vida e na do outro!
Mas, cuidar do outro é mais fácil, definitivamente! Ah isto é!

2 comentários:

Anônimo disse...

Desde que ouvi seu relato pessoal e sincero no programa,me identifiquei logo com toda a tua trajetória tanto de sofrimento e tristezas como de sua busca de tratamento para a depressão. Quando nenhum remédio adianta, só pioram o estado, 10 anos faço terapia. A conversa que temos com nosso próprio lado derrotado pela tristeza, para sermos derrotados pela morte. Faz 2 anos que não saio de casa. Malditos anos de tristeza que me fez um buraco em meu peito. Tudo que antes me deixava alegre perdeu o encanto, ficou o nada. A dor é insuportável e a tristeza inesgotável. O vazio do meu peito, tomou conta tb do meu dia a dia,do meus projetos, trabalho,orgulho,auto-estima,não tenho mais amigos,nem futuro. Tudo ficou estagnado, eu fiquei paralizada. Parei no tempo. Eu, minha dor, no meu mundo, no meu vazio, no meu nada.

Quem faz as postagens: disse...

Anonima vc tem blog?

é foda essa doença né... a gente sabe bem!

olha eu gostei muito deste site que trata do lado positivo da depressão, ele tá la nos meus links!
www.tratamentodadepressao.org
Foi graças a Cristina que escreve ele que tive uma catarse excelente que me ajudou demais!
não desista de vc não...
escreva aqui qdo quiser!

c cuide!

bjoka