09 novembro 2010

QUEM ESTÁ CERTO?

Não acredito muito nos dados numéricos que estudos e pesquisas sobre depressão e bipolaridade divulgam, afinal eles são levantados por profissionais os quais são seres humanos, logo falíveis, e que muitas vezes divergem entre si a respeito do modo de avaliar a situação. e, para fechar com chave de ouro, muitas pessoas tem essas doenças e nem sabem e outras são diagnosticadas erroneamente, já que infelizmente nossos profissionais são, em geral, mal treinados. assim os números realmente não são confiáveis.
por exemplo: Quando fui ao programa de tv "happy hour" havia um médico muito renomado e experiente, de excelente formação, esclarecendo dúvidas sobre depressão. ele disse que de todos os casos de depressão, apenas de 1% a 2% tinham mais dificuldades de se estabelecer um tratamento eficaz com a medicação. Já na matéria da revista "ISto é" o mesmo número é divulgado como sendo 30%. Uma bela diferença. quem está certo? Sei lá, só sei QUE os 30% me fizeram sentir mais "normal".

ASSIM COMO QUANDO VI OS NÚMEROS DE UM ESTUDO DIZENDO QUE OS REMÉDIOS SÃO EFICIENTES APENAS PARA TIRAR O PACIENTE DO ESTADO GRAVE E QUE DEPOIS NÃO INTERFEREM SIGNIFICATIVAMENTE NO QUADRO DELES. PASSEI POR ISTO!

E TAMBÉM POR UMA SITUAÇÃO QUE VI EM OUTRO ESTUDO, QUE DIZ QUE "A MAIORIA DOS PACIENTES DEPRESSIVOS TERÃO VÁRIOS EPISÓDIOS AO LONGO DA VIDA", OU SEJA, MESMO DEPOIS DE TER MELHORADO COM O TRATAMENTO FEITO CORRETAMENTE, A CHANCE DA PESSOA QUE SE "CUROU" DA DEPRESSÃO VIR A TER NOVAS CRISES É GIGANTESCA, PORQUE A DOENÇA É CÍCLICA, ISTO É, ELA VOLTA!

CONCLUSÃO: VOCÊ É O MAIOR RESPONSÁVEL PELA PRÓPRIA MELHORA! É PRECISO SE CONHECER CADA VEZ MAIS PARA PODER FICAR VIGILANTE E ACHAR O CAMINHO DO BEM ESTAR. OS NÚMEROS... NÃO AFETAM EM NADA A SUA CONDIÇÃO, QUE É SÓ SUA! ÚNICA E SINGULAR.

2 comentários:

Sérgio Paffer disse...

Olha estou passando p/parabenizar pelo blog,pelo filme vida que adorei.Alyson vc arrasou na interpretação.Além de ser uma mulher linda,vc é muito talentosa,corajosa e guerreira.Uma fonte de inspiração pra muitos.Sou solidário a todos que aqui visitam e fazem o blog. Este trabalho é de uma importância incrível,pois,o pior que o depressivo sofre decorre da ignorância sobre a doença,aquelas frases típicas"reaja,isto é falta de Deus,vá se divertir,etc." Hoje em dia tendo em vista o comércio que virou a educação e a medicina,o despreparo da classe médica é quase total,quando eles é que deveriam orientar. Com informação,acesso a tratamentos decentes,é possível mudar essa realidade.Não é tarefa fácil,mas devido ás proporções epidêmicas que a O.M.S. prevê pra depressão,é preciso agir. E este espaço aqui é uma ferramenta que nos proporciona um grande passo:conscientização,informação.Tudo de bom.

Ana Maria Saad disse...

eeeeeeeeeeee!!!!
Sergio mto obrigada por expressar o que vc sente com nosso trabalho, inclusive vc colocou em palavras a nossa intenção: informar e conscientizar pq a depressão e sua parentas tão chegando com tudo!
msgs como a sua nos da mais animo ainda pra continuar e 2011 estamos com tudo! queremos mto produzir a serie VIDA que abordara as doenças, com base no filme, porem de um modo mais envolvente e até comico!
e com a boa vibe de pessoas como vc, tenho certeza que conseguiremos!
Feliz VIDA pra todos nos, mesmo com os problemas mentais!
bjoka