31 julho 2012

RÓTULOS SÃO NECESSÁRIOS

Não gosto dos rótulos, não gosto do capitalismo, nem do socialismo, nem de "ismo" algum. 
Mas o fato é que vivemos em uma sociedade biruta onde os rótulos são importantes para que se definam leis que amparem aqueles que de alguma forma são excluídos da sociedade, seja por uma doença física ou mental.
Algumas leis são importantes para que os cidadãos que não conseguem despertar por conta própria sejam obrigados a acordar!
Por exemplo, a psicofobia - que é o preconceito contra quem sofre de transtorno mental (seja depressão, bipolaridade, borderline, etc) - é crime! 
Assim os preconceituosos e ignorantes de plantão são punidos por desdenhar daqueles que lutam contra essas doenças invisíveis. 
Quem nunca ouviu os julgamentos alheios com relação a Depressão: "É falta de Deus!"; "Um bom tanque de roupa cura isso!"; "É frescura!"... 
Ou quem já perdeu emprego por estar sofrendo de algum transtorno de humor...
Muita gente! Pessoas que além de enfrentarem o mal estar das doenças tabus que roubam o bem estar, sendo por isto excluídas da sociedade, ainda se veem desamparadas muitas vezes por pessoas amadas... 
Sim, há uma diferença imensa entre uma mente "normal" e uma que sofre de transtorno mental, e somente quem passa por isso sabe como é.
Qualquer pessoa que for a uma reunião dos "Neuróticos Anônimos" vai se identificar porque carrega em si os sentimentos e emoções humanas, mas somente quem tem esses desequílibrios pra valer sabe o que é lutar contra uma mente doente.
Se a sociedade fosse formada por indivíduos amorosos e compreensivos os rótulos não existiriam, e talvez, nem as doenças mentais!
Mas até lá, lutemos por nossos direitos, educando a sociedade que "Depressão* não é frescura, é doença!"

*uso a palavra Depressão - que já está toda deturpada mesmo - para abranger outros transtornos como bipolaridade, transtorno de personalidade borderline, ciclotimia, distimia, ansiedade, estresse, etc



Um comentário:

bolha disse...

Pode ser, mas de fato quem suporta doentes mentais? É mera conformidade, no fundo a maioria de nós queremos que eles morram. O mundo vai morrer de tédio e não naturalmente.