09 junho 2011

Adolescente é “aborrescente”?

Ano passado conheci uma garota de 15 anos que tem Depressão e que daria entrevista para um canal de televisão sobre o tema. Ela ficou muito empolgada com a chance de dividir sua história e assim ajudar a aliviar a dor de tantos outros adolescentes que sofrem de transtorno de humor.
Para minha surpresa ela não deu a entrevista e a produtora do programa me contou que a mãe dela havia deixado, mas o pai a proibira, ameaçando tomar medidas mais severas se alguém insistisse na idéia, mesmo a menina querendo tanto, mesmo isso fazendo bem para ela, que poderia finalmente ter o alívio de tirar essa máscara, que nós que sofremos de transtornos mentais usamos por um bom tempo, a qual fica cutucando nossa carne viva, nos lembrando que essa dor extra é o preço que se paga ao querer a todo custo se encaixar na fôrma social, posando de “normal” e fingindo que não se está doente.
Talvez se a garota tivesse sido convidada para uma aparição “gloriosa” na TV seu pai deixaria, até mesmo a acompanharia! Mas falar das misérias humanas, da dor íntima não é nada bem visto nessa nossa sociedade recheada de valores superficiais.
Outra adolescente que conheci pela Pensamentos Filmados e sofre de Depressão ou algum outro transtorno de humor está sem tratamento médico e terapêutico porque os pais não acreditam nela! E ela já tentou suicídio várias vezes! E se conseguisse provavelmente ainda falariam que “ela era ingrata, que tinha tudo, que se matou do nada, que estava andando com más companhias”, e todas outras explicações cliches que denunciam a “santa” ignorância!
Gente, você não acreditar em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa tudo bem, mas não acreditar que Aids, diabetes, câncer e doenças mentais, como os transtornos de humor, existem é burrice pura, que muitas vezes está a encobrir o medo de ter que lidar com uma realidade desconhecida ou preguiça mesmo, a qual prefere ficar escondida na ignorância atrevida.
E eu pergunto: os pais negarem atendimento médico para o filho adolescente é crime? Deveria ser, aliás antes de qualquer adulto inventar de ter filhos ele deveria passar por um batalhão de testes, pois a maioria dos que são pais não o são para ajudar seus filhos a desenvolverem seu potencial e desabrocharem como seres humanos, eles tem filhos para tapar o buraco das suas frustrações, para tentar encher seu vazio, e aí é óbvio, quem sofre é essa meninada que fica perambulando doente por aí sem ter atendimento médico e terapêutico!
Por isso gente pelo amor! Tem muita moçada sofrendo de doença por aí, é preciso se ligar! Leiam o artigo que saiu no Estadão! Se você é pai, mãe, tio, tia, professor, se você é humano, ajude a divulgar esse conhecimento acerca das doenças mentais!
Texto abaixo retirado do jornal: O Estado de S.Paulo
“As doenças neuropsiquiátricas são a principal causa de afastamento do trabalho e do estudo na adolescência, aponta um artigo publicado na revista The Lancet. Cerca de 45% dos casos de afastamento na faixa etária de 10 a 25 anos estão associados a problemas psíquicos – especialmente depressão, alcoolismo, esquizofrenia e transtorno bipolar.
É a primeira análise científica que tenta traçar um panorama global de fatores que podem levar à invalidez na juventude. Os autores, da Organização Mundial da Saúde (OMS), utilizaram dados de 2004 do Global Burden of Disease, levantamento internacional do impacto das doenças na família, na economia e na sociedade.
Os cientistas avaliaram um índice chamado Daly, que mede o tempo de vida perdido por morte prematura ou doença debilitante. A região que apresentou os piores índices foi a África, com valores cerca de 2,5 vezes maiores que os observados nos países ricos.
De um modo geral, o índice Daly para rapazes de 15 a 19 anos, em todas as regiões, apresentava valores 12% maiores que o das garotas na mesma idade.
As três principais causas de afastamento do estudo e do trabalho, na ordem, são: doenças psiquiátricas (45%), acidentes (12%, especialmente no trânsito) e doenças infecciosas ou parasitárias (10%).
O estudo também aponta os principais fatores de risco para a saúde durante a adolescência: pela ordem, alcoolismo, sexo inseguro, deficiência de ferro e gravidez precoce.
Em um comentário que acompanha o estudo, de John Santelli e Sandro Galea, da Universidade Columbia, os pesquisadores argumentam a necessidade de intervenções que aumentam “as conexões dos adolescentes às comunidades, escolas e famílias”. “Elas são essenciais para a promoção da saúde entre os jovens”, argumenta o texto.
Cerca de 27% da população mundial está na faixa etária analisada pelo estudo – de 10 a 24 anos -, o equivalente a 1,8 bilhão de pessoas. Estima-se que, em 2032, chegará a 2 bilhões, com 90% vivendo em países de baixa ou média renda.”
bjoka

6 comentários:

Maria Elvira disse...

Ana,é mesmo muito triste a situação das crianças e adolescentes que não podem contar com os próprios pais quando estão doentes "da cabeça". A omissão desses pais pode ser muito desastrosa... E, concordo com você, a maioria dos pais não sabe por que "virou" pai ou mãe! Talvez para exercer mais ampla e intensamente a ignorância, a negligência, o preconceito... às custas de quem não tem como se defender.
Beijo
Maria Elvira

Ana Maria Saad disse...

amei seu comentario maria elvira! sinto o mesmo!!! esse povo ao inves de fazer filho deveria é se pegar pra criar, se conhecer... mas a maioria ta iludido ainda, faz parte!
bjoka

Malu Calado disse...

Aninha, tem uma semana que eu estou pensando sobre o que você escreveu aqui. Há 25 anos atrás poderíamos afirmar que boa parte da sociedade não tinha grande conhecimento sobre os sintomas da depressão e liam os atos adolecentes como próprios da idade... Eu passei por isso.
Mas hoje em dia eu acho que é a ignorância e o preconceito dos pais que cobrem a verdade estampada dentro de casa.
Eu sei que muitas pessoas sem educação formal procuram um manicômio achando que estoua loucas, e às vezes é estresse, ou pânico, isso acontece, mesmo! Mas vejam, mesmo assim procuram ajuda...
O pensamento é: E quem tem a educação formal, acesso à mídia, internet, escola? Essas pessoas não são ignorantes no sentido de não saberem da existência de transtornos de humor, pois a mídia divulga, não como deveria, mas a informação está lá. Então eu afirmo aqui, concordando com Maria Elvira e com o seu texto, que pais que tamponam a verdade, usando o significante "aborrescente", são sim NEGLIGENTES E IGNORANTES E PRECONCEITUOSOS.
Parabéns pelo texto Aninha!
Conte comigo para divulgar no meu blog o que quiser.

Você viu o filme I spit on your Grave? Às vezes o adolecente passa por situações difíceis...PAIS! ATENÇAO AOS SINTOMAS!

Beijo Aninha

Ana Maria Saad disse...

é dona malu calado que fala a beça! ainda bem! hihihihihi!
penso isso tb e ate brinco minha mae q ela ta perdoada, que na minha epoca nao se sabia nada a respeito desses transtornos, mas hj em dia...
por isso gente vamos mesmo nos unindo e falando falando e falando pq a gente sabe disso, e assim conseguimos quem sabe ajudar outra crianças e adolescentes! adoro vcs aqui e to com saudade de fuçar no seu blog! hj sera o dia pra isso! bjoka

Lado Obscuro disse...

esse post me lembra a algo *_*

Ana Maria Saad disse...

sim lado obscuro, mais material pra vc bocar a boca no trombone!
bjoka