18 fevereiro 2011

QUE POST BOM!!!

Gente amei esse post! Ele foi retirado do blog "Depressão Depressão". Aliás uma coisa que adorei depois que comecei a botar a boca no trombone foi conhecer meus semelhantes! hihihihi! Adoro vcs!
"Manual para falar com um depressivo sem tratá-lo como um imbecil!"

"Existe tanto preconceito e ignorancia quanto a depressão. Tantas idéias idiotas disseminadas por aí, na TV, nos livros de auto-ajuda, e até nos consultórios de terapeutas. E as pessoas se aproximam de quem está deprimido repetindo baboseiras de auto-ajuda, atitude, e outras mais, sem nenhum respeito pela dor da pessoa que está doente. DOENTE. Não está burra, preguiçosa, sem vontade de melhorar...
Antes de falar com alguém deprimido considere isso:

1-Eu estou deprimido, mas não fiquei burro.
É evidente que ser positivo diante da vida ajuda, é maravilhoso e tudo mais. Mas você acha que eu já não pensei nisso sozinho? Você realmente acha que eu sou burro a esse ponto? Claro que eu já pensei. E também já tentei, com todas as forças do mundo, ser positivo, ter uma atitude positiva. Mas é IMPOSSÍVEL no meio de uma depressão. IMPOSSÍVEL.
O que vc, amigo, acha? Que eu vou dizer: "Cara, eu nunca tinha pensado nisso, ainda bem que você me falou... Claro, é só ter uma atitude positiva e tudo está resolvido. Como você é esperto!!!"
Não trate seu amigo deprimido como um idiota. Ele sabe que ser positivo ajuda, e ele já tentou modificar os próprios pensamentos. Provavelmente ele está vivo falando com você porque - todos os dias - combate os pensamentos de suicídio que invadem sua mente.

2-Você não é especial, ok?
Usar a si mesmo como exemplo para seu amigo deprimido é patético e de um egocentrismo atroz.
"Olha, você tem que fazer como eu, tem que ser positivo, alegre, batalhador, tem que querer, precisa ter vontade..."
O que você acharia, se você estivesse com as pernas imobilizadas, numa cadeira de rodas e eu dissesse:
"Amigo, você tem que andar. Olha como eu faço, fico em pé, coloco uma perna na frente da outra e vou andando. É fácil, mas você tem que querer."
Você acharia que estou  sendo cruel com uma pessoa que está INCAPACITADA de andar, não é mesmo? Você acharia que estou sendo um filho da puta, não é mesmo?
Pois é isso mesmo: você está sendo um filho da puta com seu amigo deprimido. Respeite-o. Ele está deprimido e não está achando legal passar por isso. E certamente ele tenta com muito esforço, a todo o momento, transformar o mar de pensamentos negativos que invade sua cabeça em pensamentos bons, positividade, otimismo, bom humor. Mas ele está "na cadeira de rodas", não adioanta acharq ue vai sair andando por milagres. Tem que ver o que hea de errado, tratar as causas, se medicar e ter paciência.


3- Paciência
Remédios anti-depressivos demoram para fazer efeito. Em geral de 2 a 6 semanas. Quando fazem efeito. Muitas vezes até pioram, aí você tem que trocar de medicamento, esperar fazer efeito. E torcer para fazer efeito. É turturante para quem está desesperado por alívio esperar por todo esse tempo. Não torne as coisas piores. Não fiquei perguntando: tá melhor? tá melhor? 


4- Depressão é uma bosta! 
Tenha certeza, seu amigo odeia estar deprimido. Ele gostaria de estar feliz da vida, cheio de energia, cheio de vontade de viver. E ele certamente tenta, todos os dias, ficar assim, mas não consegue. Porque na depressão você se perde se você mesmo. Você se sente dominado, invadido por pensamentos ruins. E eles são mais fortes do que você.

5- Pare de cagar regras!
Não tem coisa mais irritante do que uma pessoa olhar pra você, e dizer:
você TEM que pensar assim, você TEM que agir assado, você TEM que querer melhorar, você TEM que pensar coisas boas, você TEM que gostar de viver...

6- Pergunte-se
Antes de dar lição de moral no seu amigo pergunte-se: Eu acredito que depressão é uma doença?  se a resposta for: "Não acredito muito, acho que se a pessoa quiser messsssmo, ela vence a depressão." ou "Depressão é frescura." ou ainda "Ele está mal porque não faz nada pra melhorar"  é melhor ir ler um livro, pesquisar na internet e deixar seu amigo em paz. Depressão é uma doença tão real quanto câncer, se você não acredita nisso, melhor nem falar com um deprimido, porque você só vai falar bobagem."

3 comentários:

Rick disse...

hi hi adorei as fotinhas! E que vc gostou! bj

Anônimo disse...

ah, vi que vc comentou o comentário da Marília.
Conheci a história da Marília na revitsa TRIP desse mês, ela tá na capa, depoimento lindo, cheio de coragem e verdade. Me inspirou muito.

http://revistatrip.uol.com.br/revista/196/reportagens/ela-tem-a-forca.html

Ana Maria Saad disse...

amei esse seu post! os depressivos amigos tb!
hahaha
vou ler a hiostoria da marilia!
valeu!
bjoka