14 outubro 2008

TRABALHO VS DEPRESSAO

Já se tornou maçante ouvir de pessoas desavisadas: "Se fulano trabalhasse o dia todo não teria tempo de ter depressão". Claro que não somos obrigados a saber tudo, mas quando somos ignorantes em certo assunto o melhor é ficar quieto! Como diz o ditado: "em boca fechada não entra mosca!". Se nao sabe sobre depressao, shhhh! Ou va ler a respeito!
 Quando estava em Londres "working like a donkey", traduzindo, ja que no inlgês tudo fica mais bonitinho: "trabalhando feito um burro" de carga e estudando, por mais que tivesse melhorado muito a ponto de estar la, tinha dias em que a depressao resolvia atacar com tudo, me derrubava, sentia tudo escurecido dentro de mim, torpor, falta de concentracao e o tao temido desejo de morrer. Me arrastava para o trabalho mesmo com crises de choro e gracas a Deus tinha colegas muito compreensivos e amorosos que me acolhiam, me davam suporte para enfrentar o mal estar, embora ele nao passasse tinha ajuda para resistir `a vontade de me jogar no trilho do metro! Chegava em casa e tinha apoio do meu namorado, assim ia me arrastando daqui e dali, esperando uma melhora. Claro que quando estava no exterior a doenca ja nao era mais grave, oscilava de leve a moderada. Conseguia viver, mas ela me atormentava regularmente, queria muito sentir vontade de fazer coisas que seriam tao gostosas e naturais em uma pessoa saudavel, na maioria das vezes nao sentia, me forcava. E incosncientemente nominei o assunto depressao algo proibido e secreto, nao falava a respeito do meu historico com as novas amizades, exceto com uma querida amiga que tomava fluoxetina e me aconselhou a ficar sempre vigilante para evitar as recaidas... Estas pragas me atormantam ate hoje! ps: nao consigo achar as pontuacoes no meu computador! Sera que elas foram embora?

Nenhum comentário: