04 novembro 2008

VEREDITO: CULPADA!

A depressão me fazia sentir culpada. Culpa por me sentir mal, por não ter energia para reagir, por ficar imobilizada, por não ter força, culpa, culpa, culpa!
Fora o meu sofrimento, durante anos achava que também era a responsável pelo sofrimento de minha família, como se eu tivesse tal poder! Durante os conflitos familiares causados pelo assunto dinheiro vs gastos, lembro um dia de ter pensado fixamente que o melhor seria morrer assim seria um filho a menos a dar despesa. Não lembro a idade que tinha, mas recordo perfeitamente do sentimento que me permeava: culpa! Anos depois, recentemente na verdade, entendi que não sou tão poderosa assim a ponto de ser responsável pelas mazelas alheias, agora não me martirizo mais, nem por estar doente. Sinto finalmente que não tenho culpa em existir e sim responsabilidades para com a existência, uma delas é não desistir da luta contra a depressão, é não desistir da vida.

Nenhum comentário: