Após três meses de atividades o projeto “Terapeutas sem Fronteiras” está estruturado e pronto para atender a população. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que nasceu da profunda necessidade humana em lidar com os desafios emocionais que surgem no dia a dia, de forma continua na vida de todos.
“No Brasil menos de 20% da população brasileira tem acesso a qualquer tipo de apoio emocional ou terapêutico. A maioria, mesmo precisando, não tem condição financeira para pagar qualquer tipo de terapia, e as consequências às vezes levam ao suicídio ou extremo ato de violência ou loucura.” Diz Rex Thomas, fundador e coordenador geral do projeto.
São várias vertentes que o “Terapeutas sem Fronteiras” atua:
- Atendimentos: profissionais voluntários, capacitados para ouvir e orientar fazem atendimento e apoio emocional pelo telefone. De acordo com o caso eles encaminham a pessoa para terapeutas voluntarios e profissionais da área da saúde para um atendimento pessoal. O serviço de atendimento funciona de segunda à sexta, das 13h às 21h, e no sábado, das 9h às 13h, pelo telefone (11) 23898816;
O projeto também está com dois novos grupos em andamento:
Um para atender as vítimas de desastres naturais, já que segundo os profissionais de resgate há ausência grave de grupo de apoio emocional em situações emergenciais e em locais de desatre natural, tanto para as vítimas como tambem para os profissionais de resgate.
E o outro, chamado “Alegria da Alma”, é composto de artista, músicos e terapeutas voluntários que oferecem apoio emocional para pacientes em recuperação nos hospitais e insituições por meio da arte, teatro, canto, música, poemas, leituras e bate papo. Se você deseja ser um voluntario do grupo “Alegria da Alma”, entre em contato com “Terapeutas sem Fronteiras”.
Centro de Apoio Emocional e Terapeutas interessados
“Terapeutas sem Fronteiras” está inaugurando Centros de Apoio Emocional em várias cidades do Brasil. São espaços físicos com consultórios que permite ao profissional treinado oferecer apoio e atendimento terapêutico gratuito ao público local.
Os Centros de Apoio Emocional contam com uma parceria entre o município, iniciativa privada, empresas, organizações e terapeutas da cidade.
Caso queira colaborar na abertura de um Centro de Apoio Emocional na sua cidade, entre em contato comTerapeutas sem Fronteiras no telefone: (11) 2389-8816 ou e-mail contato@terapeutassemfronteiras.org.br Fonte: Jornal Saúde e Harmonia