12 junho 2010

CADA UM É RESPONSÁVEL POR SI!

"Não tenho nada a ver com a encarnação dos outros", oh que horror, que egoísta alguem dizer isto! Mas para mim é a pura verdade.
Talvez a frase seja muito crua e assim assuste um pouco. É que culturalmente, as religiões principalmente, sempre pregaram que ser bom é cuidar do outro e que quem não faz isto queima no fogo do inferno. Sempre nos encheram de culpa... A culpa cristã e suas amigas.
Mas na prática é tão mais simples, eficiente e eficaz quando cada qual cuida de si com carinho e atenção, porque assim já se está cuidando do outro!
Agora se eu me ocupo da vida do outro não posso cuidar de mim com a devida atenção, acabo por atrapalhar o outro, porque ele sabe dele melhor que eu, já que seu mundo não me pertence, consequentemente eu gero desequílibrio na minha vida e na do outro!
Mas, cuidar do outro é mais fácil, definitivamente! Ah isto é!

2 comentários:

Anônimo disse...

Desde que ouvi seu relato pessoal e sincero no programa,me identifiquei logo com toda a tua trajetória tanto de sofrimento e tristezas como de sua busca de tratamento para a depressão. Quando nenhum remédio adianta, só pioram o estado, 10 anos faço terapia. A conversa que temos com nosso próprio lado derrotado pela tristeza, para sermos derrotados pela morte. Faz 2 anos que não saio de casa. Malditos anos de tristeza que me fez um buraco em meu peito. Tudo que antes me deixava alegre perdeu o encanto, ficou o nada. A dor é insuportável e a tristeza inesgotável. O vazio do meu peito, tomou conta tb do meu dia a dia,do meus projetos, trabalho,orgulho,auto-estima,não tenho mais amigos,nem futuro. Tudo ficou estagnado, eu fiquei paralizada. Parei no tempo. Eu, minha dor, no meu mundo, no meu vazio, no meu nada.

Ana Maria Saad disse...

Anonima vc tem blog?

é foda essa doença né... a gente sabe bem!

olha eu gostei muito deste site que trata do lado positivo da depressão, ele tá la nos meus links!
www.tratamentodadepressao.org
Foi graças a Cristina que escreve ele que tive uma catarse excelente que me ajudou demais!
não desista de vc não...
escreva aqui qdo quiser!

c cuide!

bjoka