20 julho 2011

SUPERAÇÃO

Gente amo a internet que nos possibilita essa troca de modo assim tão facil! Amo a tecnologia quando usada a nosso favor! Por isso publico aqui um post do querido terapeuta Sérgio Paffer que tem um blog muito bacana sobre Depressão e uma visão profunda da questão, já que ele estudou e experimentou muita coisa! 
Bom conhecimento para todos, porque está na hora de nos atualizarmos, deixando de lado conhecimentos cristalizados que já estão obsoletos há muito tempo, resgatando outros que nos trazem soluções e melhora! Se somente a dobradinha remédio e psicólogo não estão te melhorando, é porque algo está faltando! Há muitas ferramentas a nossa disposição quando estamos mesmo dispostos a usar nossas crises e limitações em nosso favor!


Por Sérgio Paffer


"Do rico acervo de trocas  que tive com minha amiga Ana, trago mais um comentário que fiz sobre um dos seus posts. Nele, a Ana falava como tem superado coisas do passado,e até que o processo de uma depressão tornou-a uma pessoa mais humana,compassiva. Que antes de manifestar tal desafio levava uma vida auto-destrutiva.   
Tenho o seguinte pensamento em relação aos revezes, problemas, doenças que todos enfrentamos ou iremos enfrentar ao longo de nossas vidas: o sofrimento não é “bom”,nem “mau”,ele é funcional. Noto que somos seres imperfeitos feitos de luz e sombras.Todos temos um lado sadio e doentio, até as pessoas ditas “saudáveis”,”normais”.    
Não vejo o sofrimento como carma, punição divina, castigo ou a vontade de Deus. Acredito que somos seres espirituais que vivenciam uma experiência humana.
Sendo assim, lembrando da filosofia taoísta, da qual sou grande admirador, me vêm à mente que o ideograma chinês que representa a palavra crise também é usado pra descrever a palavra oportunidade
Isso me faz pensar,então, que as crises, os desafios diários,sejam de que ordem,constituem para nós uma oportunidade de auto-conhecimento e auto-superação. Tudo vai depender do foco que dermos. Se vamos dirigir e dedicar a energia pra nossos problemas ou vamos usar nossa criatividade e Luz interior para as soluções. Eis o comentário e espero que todos tenham uma boa leitura...."  Sérgio Paffer
Para ler o texto na íntegra clique aqui!
                                            

2 comentários:

Suicida Anônimo disse...

Oi. vi seu blog em algum lugar. voltarei para ler com mais calma depois. :)

G disse...

OI, li seu blog e me dentifiquei muito com ele. Estou lendo todo o conteudo, aos poucos. Sabe, acho que ás vezes precisamos de algo parecido com os alcóolicos anônimos. E descobri que a internet nos proporciona isso. Também iniciei um blog para relatar minhas experiências. Foi m prazer estar aqui. Abraços