07 outubro 2010

RESILI... O QUÊ?

Novas velhas palavras caem em uso, lembro que ha uns anos atrás ouvi em um filme uma menina dizer: "não sou assertiva!" e lá fui eu para o "pai dos curiosos" procurar o significado de "assertiva". Descobri que também não era. Há pouco tempo minha irmã falou sobre "resiliência", já tinha ouvido algo a respeito mas com meu cérebro desconjuntado às vezes tenho que olhar a mesma palavra umas mil vezes para fixá-la.

O termo resiliência veio da Física e significa a  capacidade de um corpo de se deformar por obra de agentes externos para depois, recuperar a forma natural.

"O papel da resiliência é desenvolver a capacidade humana de enfrentar, vencer e sair fortalecido de situações adversas", diz a psicóloga Edith Henderson Grotberg.
A depressão me acompanha por toda a minha vida, desde criança até hoje, meus 29 anos, enfrento essa desconhecida envolvida por tabus. É um mal que não é encarado como doença pela maioria da sociedade por não ter efeitos visíveis aos olhos de "ver para crer", uma epidemia silenciosa que sufoca milhões de pessoas pelo mundo e mesmo assim nós que sofremos com seus ataques muitas vezes somos os próprios preconceituosos, nos achando fracos, preguiçosos e rasgando nossos rostos no forçar um sorriso para essa society normalóide. 
Enfrentar a si mesmo já é a mais árdua tarefa, enfrentar a si mesmo através de uma doença é uma tarefa árdua ao cubo! E enfrentar os normalóides a nossa volta torna tudo mais áspero ainda! É como se eu não tivesse uma perna e um braço e fosse caminhando, mas então alguem me atira uma bomba e o outro braço cai, sangra; enfrento um tiroteio e saio dele sem a outra perna e sigo me arrastando mesmo em carne viva porque sinto que de algum modo a pele cicatriza... 
Descobri que sim sou "resiliente", embora acredite que não voltei a forma original, estou me moldando, algo diferente de tudo o que já fui.
E você?

6 comentários:

Carina disse...

Aprendi a ser assertiva com o "encantador de cães", aquele, dos dentes branquíssimos. Treinando em casa, com a turma peluda, claro!

Resiliente? Devo ser. Hoje me sinto mais forte, diferente, com certeza. E acho q serei pro resto da vida. Acho que nunca terei uma forma constante. E acho q isso faz parte da doença. Anda ao lado do autoconhecimento... é outra forma de crescer.

Beijos

LuZ disse...

Amore que sodade!
Vc é resiliente sim, um exemplo que poderia estar num dos livros do Boris! Alias, não sei se te falei, mas procurei o livro dele que queria te dar na Fnac, mas nenhum livro dele estava disponivel na loja, tinha que encomendar...mas vou achar sim!!!
Beijos mil

Ana Maria Saad disse...

isso mesmo ca!
lu quero mto ler o livro do boris!
e gente adoro o encantador de caes ele poderia treinar pessoas tb, mas os dentes dele me incomodam demais... hihihihihihihhihih

bjoka

Ana Maria Saad disse...

isso mesmo ca!
lu quero mto ler o livro do boris!
e gente adoro o encantador de caes ele poderia treinar pessoas tb, mas os dentes dele me incomodam demais... hihihihihihihhihih

bjoka

LuZ disse...

Hoje li no "O murmurio dos fantasmas" do Boris Cyrulnik:
"...a resiliência passou, para esta mulher, pela depressão, que lhe impos a metamorfose... Este percurso não é raro. Muitos dos desabrochamentos começaram apos um abatimento que constituia o resultado de uma maneira de viver muito trabalhosa, e de um mecanismo de defesa não respeitoso da personalidade do ferido"...
Não te falei que vc estava num livro dele!
E é bem esse que queria te dar e na fnac paulista não tinha...vou encomendar!
Sinto sua falta adocica!!!
Mil beijos e amassos!

Ana Maria Saad disse...

lulu quero mto mto ler esse livro!!!
que demais ele né!
e somos resilientes! todas!
saudade!

bjoka