09 abril 2010

NÃO QUERIA FALAR MAS...

Não queria falar disso, mas vou!
Tive um episodio esta semana que me causou decepção, mas não como antigamente em que ficava dias remoendo ou até mesmo passava a achar que a outra pessoa tinha razão e sufocava o meu eu, me anulava para não fazer barulho e me encaixar no nicho da sociedade que admiro.

Bom, uma pessoa que acreditava ser "cabeça aberta", mais que minha depiladora até, já que a primeira além da experiencia de vida tem também décadas de estudo e prática enquanto a segunda... Bom descobri que a segunda é sábia e para ser sábio não há estudos, intelectualizações e práticas que deem jeito!
Enfim, essa pessoa se desconcertou quando perguntei a ela sobre depressão, a fim de saber o procedimento adotado frente a alunos que sofrem do mal, mas logo se apressou a ponto de emitir sua "opinião" embasada nas frases feitas que a sociedade adora: "não se deve focar no problema; é preciso reagir; depressão e stress hoje em dia são comuns!" e o pior quis me "aconselhar" no modo de reagir, já que ela não teve a delicadeza de ter um diálogo comigo, no qual você além de falar ouve a outa pessoa. Não! Ela não me ouviu dizer que a quase 20 anos ja sofro da doença, e já sei como lidar com a queridona pois que tenho uma tropa que cuida de mim e alguem que realmente cuida mais ainda: eu mesma. Ela quis, como a maioria da sociedade, negar a existência do problema.
É que a sociedade é resistente aquilo que não conhece, reagindo de modo preconceituoso a esse novo. Um dos sintomas da ignorância (no sentido de ignorar mesmo um assunto) é a posição adotada de sabe-tudo por aqueles que já tem um certo presitígio e respeito.
Porém, uma vez que a sociedade é bombardeada com informação, pode demorar, mas passa a perceber que o fato já é, e que não adianta querer soluções e explicações prontas, muito menos a negação do problema.
O grande X da questão que cerca a depressão e suas primas* é de ordem puramente humana, é o que desde sempre porções da sociedade vem combatendo, como por exemplo os negros, os gays, as mulheres: combatem o preconceito e pré-conceitos.
Por isto vamos falar falar falar cada vez mais, pois só quem sofre da doença sabe o inferno que é!

* primas da depressão: distimia, cilotimia, bipolaridade, sindrome do pânico, etc.
Etc porque vai que a dita cuja é italianona e tem uma família grandona que eu não conheço, né!

Nenhum comentário: