08 abril 2010

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA É DOENÇA!!!

O efeito depressivo no organismo, materia da revista galileu parte 6
Por Camila Artoni,

"Desencadeada por um desequilíbrio na atividade química do cérebro, a depressão pode afetar todo o organismo. Muitas vezes, queixas que parecem distantes, como dores de estômago, podem ser manifestações físicas do problema."

1. Quando o cérebro detecta uma situação estressante ou angustiante, estruturas como o hipotálamo, a amídala e a glândula pituitária ficam em alerta. Elas trocam informações entre si e enviam sinalizadores químicos e impulsos nervosos que preparam o corpo para os momentos difíceis.
2. As glândulas supra-renais reagem ao alerta liberando adrenalina, o que faz o coração bater mais rápido e os pulmões trabalharem mais para oxigenar o corpo. As células nervosas liberam noradrenalina, que tensiona os músculos e aguça os sentidos. A digestão fica prejudicada, o que pode provocar enjôos.
3. Depois que a influência externa passa, os níveis hormonais caem, mas se as crises forem muito freqüentes, tais substâncias podem danificar as artérias. Casos crônicos levam a um sistema imunológico enfraquecido, perda de massa óssea, supressão da capacidade reprodutiva e problemas de memória.

Nenhum comentário: