11 setembro 2009

RESPOSTA DO QUIZZ

Você é um sabichão ou sabichona de suicídio? Faz parte da vida... resposta das 10 primeiras perguntas! http://www.depression.about.com/.
 1: se alguem esta determinado a se matar, não há nada que vc possa fazer. MITO: Depressão e sentimentos suicidas passam com o tempo. Acolher a pessoa de modo que ela possa por seus sentimentos para fora, encorajando-a a buscar ajuda profissional para tratar a depressão e dando suporte emocional até que a vontade suicida passe são modos que você pode ajudar. 2: pessoas que cometem suicidio são loucas. MITO: Algumas pessoas que cometem suicidio são mentalmente doentes, mas sofrimento intenso, extremo desgate emocional e depressão também podem levar a sentimentos suicidas. 3: tentativa de suicidio é um pedido de ajuda. FATO: Tentativa de suicidio é um sinal claro de que a pessoa está enfrentando sentimentos os quais não está apta a lidar, precisando de ajuda para tanto. 4: quase sempre a pessoa antes de cometer suicidio manda sinais de alerta. FATO: Muitas pessoas irão fazer comentários sobre desejarem estar mortas ou como todos estariam bem melhor se elas não estivessem por perto. Até mesmo aqueles que não expressam desejo de morte podem mostrar sinais de depressão. 5: falar sobre suicidio com alguem que tem inclinação para tanto, irá influencia-lo mais ainda. MITO: Perguntar sobre sentimentos suicidas para a pessoa dará abertura para ela falar sobre os sentimentos que já existem, mas que ela mesma tem medo de encarar. 6: suicidas não querem realmente morrer, querem somente acabar com sua dor. FATO: Suicidas querem viver, mas eles não conseguem achar nenhuma outra saída para parar com a dor insuportavel que eles sentem. 7: quando a pessoa começa a se tratar o risco dela se suicidar acaba. MITO: Por mais que a pessoa tenha começado a ser medicada, ela não está fora de pergio. Ela pode se sentir mais energética e é capaz inclusive de usar tal energia para agir em favor dos seus sentimentos suicidas, já que ainda não houve tempo para seu humor melhorar significativamente. 8: a maioria das pessoas que cometeram suicidio comentaram a respeito antes. FATO: É muito frequente e comum a pessoa dar indicações de que esta sentindo vontade de se matar através de comentarios que expressam o desejo de estar morta ou como todos a sua volta estariam melhor se ela não estivesse por perto. 9: uma pessoa bebada que fala que tem vontade de se matar não deve ser levada a sério. MITO: Quando alguem fala sobre suicidio deve sempre ser levada a serio. Alcool retira as inibições que uma pessoa possa ter o que faz com que ela fale coisas que normalmente não revelaria. 10: se uma pessoa teve uma tentativa mal sucedida de suicidio no passado ela tem menos chance de se matar. MITO: A maioria dos suicidios foram precedidos de uma tentativa que falhou.

3 comentários:

Tê Barretto disse...

Lys, por que vc tá tão recorrente com este assunto? Já reparou? Naturalização da morte, suicídio...
...é muito difícil amiga. Muito mesmo buscar todo dia um motivo pra seguir, mas o pior pra vc já passou. Tire essas palavras da sua mente, da sua boca. Confie na conspiração universal favorável e na sua força de viver. Bjo grande!

Ana Maria Saad disse...

oi flor,

pelo contrario acho importante falatr de morte sim, afinal se vista de um certo angulo ela é transformação e não fim. Ela é motivo de querer viver com qualidade de vida e não motivo de medos... tudo uma questão de anhgulo... bjoka

Raskólhnikov disse...

o problema é que não somos educados para saber lidar com a morte, Alyson e A autora. e é justamente por ela estar em uma zona de silêncio de nossa sociedade que é um tema tão delicado.

fico com aquele poeta (o nome se perdeu nessa minha cabeça rota):
Morte, nada me deves.
Morte, permaneço em paz.

a morte é o desconhecido, como qq outro fim. por isso nos assusta tanto e, muitas vez, nos sufoca.

a vcs, minhas considerações amáveis.
Alyson, o importante é seguir, mesmo e ainda quê.