16 setembro 2011

AS PESSOAS DEVERIAM TROCAR A RELIGIÃO POR MEDITAÇÃO!

Cada um segue o time de futebol e a religião que bem entende, mas quando a religião impede seu seguidor de se aventurar no autoconhecimento.... então algo está bem errado! Fique alerta, porque nesse caso é bem provável que sua religião, ou seu time de futebol, estejam querendo te deixar cada vez mais distante de você mesmo!

A palavra religião vem do latim e significa "religar com o divino". Há muitos e muitos anos atrás alguns homens "espertos" baseados nesse simples conceito criaram religiões para através dos medos, do moralismo e culpas, manipularem as pessoas em favor próprio, seja por motivos econômicos ou somente pelo fato de quererem sentir o gosto do poder mesmo! Isso é velho, basta refletir enquanto se estuda um pouquinho a história da humanidade e suas diversas guerras já realizadas pelas religiões que "pregam o amor" e "que louvam deus ou deuses", e que sob esses pretextos "amorosos" destruíram e assassinaram milhares de pessoas. Eu hein! "Amor" assim eu prefiro distância!
Mas há também as religiões criadas por pessoas de boa vontade, que na ânsia de quererem um mundo melhor  e mais humano, acabaram inconscientemente repetindo os pontos negativos inerentes às religiões em geral, que é a culpa, os medos e moralismo! E aqui o perigo é maior, pois essas pessoas não percebem a cilada em que se meteram, estão ludibriadas pelo diferencial que acham possuírem: quererem realmente se melhorarem como seres humanos...
Gente nossa mente é diabólica, ela adora os medos, culpas e moralismos, porque ela funciona na dualidade: bom e mau, luz e sombra, odio e amor, gostoso e ruim e por aí vai. Portanto quanto mais dualidade, melhor para a mente. Ela é como um robozinho que deveria estar a seu serviço, você deveria ser o mestre, mas esse robozinho, como nos filmes de ficção científica, se rebela e resolve se tornar o próprio mestre, abafando o seu verdadeiro Ser. E as religiões para esse "robozinho mente" são um prato cheio, pois dão combustível para seu modo operandis! 
Portanto se religue sim com seu divino, que está em você! Siga a religião e time de futebol que quiser mas experimente se conhecer como ser humano, descobrir como é seu funcionamento e para isso a meditação é o caminho. Você passa a ter consciência do seu corpo, dos seus pensamentos, emoções e sentimentos, você passa a ter consciência do que é estar no momento presente! 
Quando eu comecei a meditar não conseguia ficar meio minuto parada em silêncio, precisava fazer algo, minha mente parecia um ventilador desgovernado, e ter consciência disso era um inferno. Ficava apenas um minuto e já queria fazer algo. Então descobri outras técnicas de meditação, as meditações ativas, e com a ajuda de orientadores passei a treiná-las até conseguir chegar nesse ponto de me observar, de estar consciente de mim aonde quer que eu esteja.
Quando comecei a meditar era uma tortura, ainda mais para uma mente doente como a minha, com uma depressão de arrebentar. Pensava que quando melhorasse nunca mais meditaria e pronto. Hoje, cinco anos depois, tenho minha rotina diária de meditação que é uma necessidade para mim, assim como beber água! E graças a meditação despertei e pude tomar as rédeas da minha vida, colocando a dona mente, que quase me  matou, a meu serviço!
Experimente! Esse mês de setembro tem um espaço em São Paulo, onde uma das minhas terapeutas que me ajudou demais a melhorar da depressão, estará conduzindo um grupo de meditação de graça! Ótima oportunidade! Para saber mais clique aqui!!
E clique aqui para ler a matéria "Meditação reduz sensação de dor e ajuda a superar efeitos de doenças", que mostra dados de estudos e pesquisas sobre os benefícios da meditação!
Vamos acordar! eeeeeeeeeeee!
bjoka




6 comentários:

G disse...

Ótima sugestão, é tão difícil na correria do dia a dia a gente parar e olhar para nós mesmas. Meu maior problema e administrar meu tempo para fazer isso. Sei que seria perfeito, mas preciso me organizar e priorizar isso. Valeu a dica.

Ana Maria Saad disse...

G se organize mesmo! pq vale mto a pena! a meditação me despertou para a VIDA!!!
tenho certeza q fara o mesmo por ti e todos!
bjoka

Sérgio Paffer disse...

Olá ana.Maravilhoso o texto,concordo com tudo.A medicina Chinesa afirma que a doença é"a mente dispersa,presa no passado ou angustiada com o futuro e o corpo abandonado".Saúde é o ato de "concentrar a mente,focando no momento presente,no aqui e agora" e fortalecer o corpo,com vários tipos de exercícios,como o Yoga taoísta,o Qi Gong(diz-se Tchi kun) que são os exercícios energéticos pra promover a circulação da energia vital Qi(Tchi) e sangue pelo corpo,tai chi chuan,entre outros.
E eles incluem vários tipos de meditações ativas e passivas,pois a concentração da mente,a auto-percepção nos permite entrar em contato com o que o chinês chama o "vazio",ouvir o silêncio interior.E isso tudo é também meditação.
tomo a liberdade de postar aqui com a sua permissão,é claro,um exercício simples,que é extremamente eficaz e praticamente sem contra-indicações.Publiquei lá na página nova que fiz no facebook e disponibilizo aqui para que mais pessoas conheçam essa ferramenta tão simples e tão poderosa.Como recomendação aos iniciantes,sugiro que comecem aos poucos,respeitando seus limites.Se sentir tontura,abra os olhos e respire normalmente e volte às suas atividades cotidianas.
Essa prática feita ao longo do dia mantém e gera energia.Abraços.

A RESPIRAÇÃO ABDOMINAL
Obs:este exercício não deve ser feito com o estômago cheio ou com muita fome.O ideal é fazê-lo pelo menos 30 minutos após as refeições.
Quando estiver muito estressado,com o emocional abalado,a melhor coisa a fazer é ...nada.Feche os olhos,aquiete sua mente.Respire fundo,observe o simples ato de inspirar e expirar.Mais de 90% da percepção do que chamamos de "realidade" vem através dos olhos.Então os músculos que envolvem o nervo ótico são submetidos a uma carga absurda de estresse pelo excesso de leitura,tensão muscular,etc..Fique numa postura ereta,respire tranquilamente,FAÇA UM CONVITE Á TRANQUILIDADE.Temos em nós todos os potenciais.Eles só esperam uma OPORTUNIDADE,UM CONVITE,ENTÃO QUE APRENDAMOS A CONVIDAR A PAZ E A HARMONIA NOS NOSSOS DIAS.
Fique assim por uns 2 a 3 minutos e respire através do nariz,se for possível, usando seu abdômen,expandindo-o na inspiração e contraindo na expiração DELICADAMENTE.Abra os olhos.Como vc se sente? Olhe o mundo ao seu redor...Está mais calmo?Você está agora no que os chineses chamam de estado mental de Qi Gong(diz-se Tchi Kun),ou seja,num estado de EUTIMIA(bem estar do eu).A mente serena pensa melhor,toma decisões mais acertadas.Este simples exercício pode revolucionar o seu bem estar interior e está à sua disposição 24 horas por dia,porque a respiração é o que nos mantém vivos.Podemos aguentar por um certo período a fome ,a sede,mas se passarmos cerca de 2 a 3 minutos sem respirar MORREMOS.
Respirar é o nosso primeiro e último ato nesse plano em que estamos.Respirar bem pode melhorar muito a qualidade de vida.A automassagem chinesa e vários ramos da Medicina Chinesa,assim como o Yoga preconizam a respiração profunda e lenta como forma de gerar saúde.E assim podemos fazer nosssos afazeres mais calmos,no aqui e agora e centrados.E tudo isso é de graça.Basta dedicar uns poucos minutos pra pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ MESMO.
Abraços e boas respirações para todos.
Sérgio Pinheiro Paffer.
Todos os direitos reservados.É livre o compartilhamento desde que citada a fonte.

Daniel Ribeiro (aka DanielBR or ferion11) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Maria Saad disse...

oi daniel
bem vindo aq!
bacana o q vc escreveu! eu acredito q o amor é como uma semente q pode ou nao desabrochar, para q ele desabroche é preciso de alguns fatores, como as condições ambientais, mas na nossa sociedade o ambiente não é propricio ao desenvolvimento do amor devido ao modo de vida desumano q somos forçados a levar pelo sistema.
portanto devemos começar por amar a nos mesmos, olhar para dentro, se conhecer a fundo, descobrindo como é nosso funcionamento mental, emocional, sentimental, como os condicionamentos nos afetam e nos livrarmos deles para podermos dar a luz esse novo homem q nos habita q esta louco pra nascer e que é puro amor! pra isso a meditação é o caminho! bjoka

Daniel Ribeiro (aka DanielBR or ferion11) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.